Perfil Institucional

Perfil Institucional da UFMS

Na missão, a UFMS descreve o compromisso institucional assumido com a comunidade ao qual se relaciona e tem área de influência, especialmente a do Estado de Mato Grosso do Sul e dos Estados e Países circunvizinhos, quanto a formação ofertada pelos cursos de graduação e pós-graduação, pelo desenvolvimento de pesquisas e inovações, pela extensão, bem como, quanto à cidadania que pretende consolidar em benefício das pessoas e da região.
A missão da UFMS é assim definida:

Desenvolver e socializar o conhecimento e formar profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país.

A UFMS como instituição pública de educação superior em constante desenvolvimento, constituída por princípios de qualidade e da busca por excelência, atua mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, para gerar, difundir, socializar e aplicar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e preparar profissionais que atendam aos anseios da comunidade, tem como visão de futuro:

Ser uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Os Valores são conjunto de conceitos, filosofias e crença gerais que a organização respeita e emprega e está acima das práticas cotidianas, na busca de ganhos de curto prazo. São os ideais que servem de orientação.

  • Ética: ter como padrão de conduta a busca pela verdade, a honestidade, a moralidade, a coerência e a probidade administrativa.
  • Respeito: reconhecer as pluralidades das pessoas e dos saberes, os direitos de todos, as normas e os recursos disponíveis, para uma convivência harmônica.
  • Transparência: adotar como prática proativa o acesso e a oferta permanente de informações relevantes da UFMS para conhecimento da sociedade.
  • Efetividade: aplicar os recursos públicos de forma eficiente, eficaz e transparente para assegurar o cumprimento da missão.
  • Interdisciplinaridade: apropriar de forma integrada os diversos saberes para a construção e a socialização do conhecimento, visando a melhoria dos processos e da capacidade criativa.
  • Profissionalismo: adotar as melhores práticas, comportamentos e atitudes norteadas pelo respeito, seriedade, objetividade, efetividade e legalidade.
  • Sustentabilidade: incorporar estratégias, ideias, atitudes e ações responsáveis nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e institucional.
  • Independência: assegurar a liberdade, os direitos e as responsabilidades individuais e comunitárias, atuando com imparcialidade e autonomia, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público e garantir o avanço da Educação Superior.